Agenda

Ano Vocacional Palotino

Texto completo sobre o Ano Vocacional Palotino 2019

O Serviço de Animação Vocacional tem a missão significativa e indispensável de “cuidar do nascimento, discernimento e acompanhamento das vocações”. A Província Nossa Senhora Conquistadora dos Padres e Irmãos Palotinos com sede em Santa Maria-RS em sintonia com a Igreja tem como foco pastoral em 2019 a Animação Vocacional. Pe. Clésio Facco, Reitor Provincial faz uma profunda reflexão sobre Animação Vocacional.

 “[...] através desta atividade, queremos tornar visível o carisma e espiritualidade de São Vicente Pallotti no mundo atual. A animação vocacional é uma missão que exige atitudes concretas de adesão e de empenho. É Animação porque expressa alegria consciente e a certeza de poder contar com as graças necessárias para realizar tal empreendimento. É Vocacional porque nos recorda o chamado, a escolha de Deus por nós. Desse modo, trata-se de um trabalho pastoral da Igreja que pretende despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial; discernir os sinais indicadores do chamado de Deus; cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre. Portanto, promover a Animação Vocacional significa se alegrar, porque Deus nos escolheu por amor, e comunicar a certeza a toda criatura para que o mundo se encha da graça divina. [...] Todos na Igreja são chamados para um serviço. Como todo serviço, a Animação Vocacional possui um caminho a percorrer. Se a messe é grande, vamos trabalhar para aumentar também os operários” 

 Três prioridades para o Ano Vocacional Palotino 2019.  

 1. Cada Comunidade uma Nova Vocação: cada confrade em seu ambiente apostólico buscar criar um ambiente vocacional que envolva a pastoral vocacional, pastorais e movimentos, quando possível as casas de formação no despertar vocacional. O objetivo é que em cada paróquia, colégio, faculdade tenha “um novo vocacionado”. Por exemplo: motivar a oração pelas vocações na comunidade; realizar encontro vocacional; acolher, ouvir, estar com os jovens; celebração vocacional; convite direto aos jovens para conhecer nossas casas de formação. 

Concretamente, quatro celebrações em todas as nossas comunidades, em prol do Ano Vocacional Palotino: 10 de março de 2019- abertura do Ano Vocacional Palotino; 12 de maio-Dia Mundial de Oração pelas Vocações; 04 de agosto- Eis-me aqui! Celebração Vocacional; 20 de outubro- toda vocação é para a Missão. Importante que envolva os jovens, a catequese e desperte uma cultura vocacional na Comunidade. Nas notícias da semana será enviado material para as celebrações.

2. Acompanhamento vocacional. Esta será a prioridade do Animador Vocacional. Em 2019, teremos cerca de 70 candidatos para serem visitados em suas famílias, em diversas idades. Juntamente com o presencial, o acompanhamento online, através de redes sociais e whatssap. Se tiver algum jovem com inquietude vocacional, por gentileza, envie contato para acompanhamento vocacional com Pe. Marcio Sistherenn (44) 997736006.  

3. Divulgação. Estamos atualizando os meios de comunicação (facebook, Instagran, site, you tube, etc).  

Com o foco pastoral na Animação Vocacional, com apoio do Conselho Provincial, confrades e leigos, com a graça de Deus temos ótimas possibilidades para que 2019 seja um ano muito abençoado no campo vocacional.

Fraterno abraço a todos!

Att. Pe. Marcio Sistherenn, SAC.

 

 

Galeria

Sobre Nós

A Sociedade do Apostolado Católico é uma comunidade internacional de padres e irmãos, fundada pelo sacerdote romano Vicente Pallotti (1795-1850). Do nome do fundador deriva o nome popular “palotinos”.

Dados para Contato